Trajetória Política


Uma história de compromisso com a comunidade. É com esse ideal que Marco Barbosa, 47 anos, professor, especialista em Gestão Pública, tem realizado seu trabalho no município de Cachoeirinha/RS. Marco é casado e tem dois filhos. Acadêmico de Direito, tem formação em História e pós-graduação em Gestão Estratégica Municipal. Lecionou nas Escolas Guimarães Rosa, Polivalente, Princesa Isabel e Roberto Silveira. Exercendo, também, a função de Policial Civil, foi professor da Academia de Polícia Civil – Acadepol.

Seu envolvimento com as causas sociais iniciou ainda na juventude, participando do grupo de jovens CENI da Paróquia São Vicente de Paulo em 1986. Atuou na coordenação da Pastoral da Juventude, sendo liderança da Área Cachoeirinha/Gravataí. Militou no Partido dos Trabalhadores de 1991 a 2005, filiando-se ao PSB em 2005. Atuou como presidente do Sindicato dos Químicos  (SINTQUIM) em Gravataí  (1993 até 1997). Teve forte atuação no CPM  da Escola Estadual Roberto Silveira (2003 e 2004).


Na atuação comunitária, foi presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Imbuhy e Mauá – ABIM, realizando uma grande reestruturação na associação e dando condições para hoje atuarem diversos trabalhos sociais. A associação conta com uma estrutura de projetos inseridos na rotina da comunidade, trazendo qualidade de vida a todas as idades.
Marco Barbosa foi o primeiro presidente do Conselho Municipal de Justiça e Segurança de Cachoeirinha e participou da elaboração do Novo Plano Diretor da cidade.

Membro participante da comunidade, Marco teve participação no Movimento de Casais Jovens – MCJ por mais de 15 anos. A opção por trabalhar com a educação também foi parte de sua rotina através da participação no Círculo de Pais e Mestres da Escola Guimarães Rosa, espaço onde construiu junto com a comunidade escolar uma nova relação com a educação.


Junto ao Partido Socialista Brasileiro - PSB, Marco foi eleito vereador no ano de 2008, e reeleito em 2011 e 2016, priorizando em seu mandato projetos que tragam mais qualidade de vida para a população. Em 2016, foi o vereador mais votado do PSB em Cachoeirinha.
Na Câmara Municipal, fez parte da mesa diretora por dois anos seguidos. Também foi Líder do Governo na Câmara Municipal nos anos de 2009, 2013 e 2014. Suas atuações têm qualificado o Poder Legislativo, defendendo as relações de solidariedade e construindo uma cidade melhor para se viver.

Desde 2012, coordena o Movimento Livre Acesso à Free Way, ação conjunta das cidades de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão que luta pelo desenvolvimento da região através da transferência da praça de pedágio. O movimento conta com a participação efetiva das Associações Comerciais e Industriais da região, representantes políticos, entidades e associações de bairro. Neste anos em que o movimento esteve atuante, inúmeras foram as audiências públicas mobilizando a população e sensibilizando as autoridades para esta importante mudança, dando melhores condições de mobilidade urbana à cidade.

Em 2017, exerce a presidência do Poder Legislativo,  buscando implementar ferramentas de gestão que tragam economia e eficiência nos atos públicos.
O caminho se faz com clareza de projetos e dignidade nas relações. Mantendo a firmeza desses valores, Marco tem intensificado seus trabalhos junto às comunidades de Cachoeirinha. A construção de políticas públicas que gerem  qualidade de vida para a população fazem parte dessa caminhada.