Autoridades dos municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Guaíba e Santo Antônio estiveram reunidos hoje em consulta pública referente ao pedido de novo acesso da cidade de Gravataí à Free Way. Mário Mondolfo, superintendente de Exploração de Infraestrutura da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, apresentou algumas alternativas quanto ao acesso e ouviu as manifestações dos representantes do poder público.
De acordo com as propostas apresentadas pela ANTT, foi realizado um estudo da região, considerando o movimento existente e a rota de fuga do pedágio pelas vias de Gravataí e Cachoeirinha. Para a construção do acesso em Gravataí, próximo à empresa Nutrella, foram apresentadas seis opções de financiamento da obra, revertendo o custo para o bolso do cidadão através do aumento do valor pago no pedágio, assim como da criação de postos do pedágio nos novos acessos.
Diversas foram as manifestações contrárias às propostas da ANTT, levando em consideração a opinião pública desfavorável ao aumento das tarifas do pedágio. Os deputados José Stédile e Miki Breier apresentaram seu descontentamento com o projeto e deram sugestões para um novo estudo. O vereador Marco Barbosa defendeu a construção do acesso à BR 290 sem onerar o usuário e promovendo uma discussão mais ampla com o Governo Federal sobre a necessidade deste investimento. A ANTT realizará uma nova audiência no início de outubro.