Após entrar em vigor a lei que determina a reciclagem do óleo de cozinha, proibindo o seu descarte no meio ambiente, o vereador Marco Barbosa, autor da lei, e o Secretário de Governo, Júlio Correia, estiveram no DMLU para conhecer o programa de reciclagem do óleo de Porto Alegre.
De acordo com a engenheira química Mariza Reis, coordenadora do projeto, os postos de entrega de óleo de fritura – PEOF contabilizaram o recolhimento de 240 mil litros de óleo de cozinha usado desde sua implementação em 2007. São 140 postos espalhados pela cidade, evitando que o óleo de cozinha seja descartado em pias ou vasos sanitários. Em torno de 12 mil litros de óleo de fritura usado são recolhidos todos os meses nos postos do DMLU pelas quatro empresas de reaproveitamento conveniadas.
A visita teve a intenção de colaborar com a Prefeitura na construção do projeto para o município. "A lei vem para educar a população e criar uma nova cultura e consciência sustentável", diz Marco Barbosa. O Secretário de Governo, Júlio Correia, lembrou que nos próximos dias serão projetadas ações para divulgar o projeto, incentivando a reciclagem do óleo na cidade.