O movimento em busca de mais efetivo da Brigada Militar para o município de Cachoeirinha segue mobilizando as forças de segurança e poder público. Na manhã desta quarta, 19 de outubro, autoridades locais reuniram-se com Sueli Farias, diretora do Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva – CADOP. A reunião foi intermediada pelo Vereador Marco Barbosa, presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal. Também estiveram presentes, o Secretário de Segurança e Direitos Humanos, Aírton Espíndola, o Sub-Comandante do 26º Batalhão da Brigada Militar, Major Fernando, Tenente Rossato e Leandro Meireles, presidente do Consepro.
O pedido de cedência do espaço da escola para a realização de mais um curso de formação de novos agentes da Brigada Militar na cidade foi pauta de discussão. A diretora disponibilizou a estrutura do CADOP para as necessidades do projeto de formação, compreendendo o uso de salas de aulas, cozinha, refeitório e alguns alojamentos. Mesmo ainda sem maiores informações quanto à abertura do concurso público para novos agentes da polícia militar, projetado para o ano que vem, a articulação necessária para realizar a formação já está sendo feita. Existe a previsão de receber 80 agentes durante a realização do curso.
Aírton Espíndola ressaltou a ação positiva da direção do CADOP, abrindo as portas da escola e contribuindo com a comunidade local. Em nome do Prefeito Vicente Pires, Espíndola garantiu o apoio necessário para a realização do curso de formação e estadia dos futuros profissionais da segurança pública. O Vereador Marco Barbosa destacou a importância desta ação para o município, buscando suprir as necessidades locais com relação à segurança. “Os 80 policiais miliares que deverão ser formados aqui em 2012 devem permanecer trabalhando na cidade e este deve ser um compromisso que o estado deve assumir publicamente com a comunidade de Cachoeirinha. Vamos levar esta reivindicação ao secretário estadual de segurança”, afirma Marco.