O vereador Marco Barbosa apresentou ao Secretário do Meio Ambiente, Davi Cafruni, o projeto de lei do programa de destinação dos resíduos sólidos derivados de óleo comestível. O programa busca disciplinar a coleta e o tratamento do óleo de cozinha, coibindo a liberação direta do mesmo no meio ambiente.
Estudos comprovam que cada litro de óleo despejado tem potencial para poluir cerca de 1 milhão de litros de água, equivalendo ao que uma pessoa consome ao longo de 14 anos de vida. Os resíduos de óleo de cozinha contaminam os rios, causando impactos ambientais que prejudicam a qualidade da água consumida.
Dentre as ações do programa está o desenvolvimento de campanhas educativas de esclarecimento e alerta sobre os riscos da destinação inadequada do óleo. O óleo captado poderá ser encaminhado para as cooperativas de trabalho devidamente capacitadas, a fim de garantir e ampliar a geração de trabalho e renda.
O secretário de Meio Ambiente reforçou o apoio ao projeto, destacando o ineditismo da ação no município. Marcelo Domingues, presidente da Associação de Prevenção da Natureza – APNVG, também se manifestou favorável ao programa. Marco Barbosa destaca ser imprescindível dar atenção à destinação do óleo, que muitas vezes acaba sendo descartado sem nenhum cuidado ambiental. "Queremos dar uma destinação segura ao óleo comestível, além de contribuir para a conservação do meio ambiente", relata Marco.