Segunda Vara Criminal agilizou resolução de processos


Ao término do primeiro ano de funcionamento da 2ª Vara Criminal de Cachoeirinha, inaugurada em janeiro deste ano, o Vereador Marco Barbosa esteve conversando com a Juíza Cristiane Busatto Zardo, juíza de direito titular da 1ª Vara Criminal do Município.
O elevado número de processos em andamento motivou um movimento buscando uma nova Vara Criminal. Essa foi uma demanda que ganhou força a partir das Audiências Públicas de Segurança realizadas em 2009. Marco Barbosa, então Presidente da Comissão de Segurança, ouviu de autoridades municipais e da população a necessidade de dar mais agilidade na resolução dos processos em Cachoeirinha.
Segundo a Juíza Cristiane Zardo, a 1ª Vara Criminal iniciou o ano de 2010 com 1.800 processos e encerra o ano com 1.360. Na estreante 2ª Vara Criminal, o ano começou com aproximadamente 4.400 processos e chega ao término do ano com aproximadamente 3.300 processos a serem resolvidos. 
“Foi reduzido significativamente o número de processos acumulados esperando por resolução depois da criação de mais uma vara criminal. Essa foi uma ação pensada em conjunto com a população, buscando otimizar um processo de segurança pública que aconteça de forma orgânica”, diz Marco.