Vereador acompanha alunos em vista à Comunidade Terapêutica


Perceber a realidade daqueles que tentam se livrar da dependência do uso de drogas. Esse é o objetivo da ação realizada pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Guimarães Rosa de Cachoeirinha. Os estudantes conversaram com os jovens e adultos do Centro de Recuperação Imaculada Conceição – CRIC. A experiência acontece desde 2010 e tem mexido com o dia-a-dia da comunidade escolar.
“Cada vez que vamos ao centro de recuperação retornamos com mais maturidade para pensar na vida e na realidade das drogas” diz o aluno Elivelson Delporti, 18 anos. Mais do que levar uma mensagem de apoio àqueles que vivem o processo de recuperação, os alunos recebem uma resposta de estímulo ao trabalho e a opção de viver sem fazer o uso das drogas. Atualmente, o CRIC tem em torno de 30 internos que fazem seu tratamento através do tripé espiritualidade, trabalho e disciplina.
Segundo a Diretora Cleusa Rocho, o projeto surgiu a partir da necessidade de vivenciar dentro e fora da sala de aula o aprofundamento de valores essenciais nas relações humanas. Para isso, a escola acompanha os alunos em visitas a asilos, creches e comunidades terapêuticas. “A oportunidade de entrar em contato com diferentes realidades faz o aluno refletir sobre a sua própria vida”, diz Cleusa.
Marco Barbosa, Presidente do Círculo de Pais e Mestres, destaca o protagonismo dos alunos durante a ação, fazendo-se parte na luta contra as drogas. “Formamos uma comunidade unida pelo mesmo objetivo. Os jovens internados no CRIC não se encontram sozinhos. Esses alunos fazem juntos esse caminho de recuperação da dignidade e da vida”, expressa Marco.