A realidade de baixos investimentos do Estado em serviços de saúde pública tem movimentado diversas entidades em busca do cumprimento da Lei Complementar 141, que determina o investimento mínimo de 12% do orçamento do Estado em ações de saúde.
Marco Barbosa, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, reuniu-se na manhã desta quarta, 25 de abril, com Jairo Tessari, superintendente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, entidade que compõe a organização do “Movimento Saúde, Rio Grande”. Adelina Arboite, presidente do Conselho Municipal de Saúde, também acompanhou a reunião. O vereador Marco manifestou o desejo de aderir à campanha, através do Poder Legislativo de Cachoeirinha. O “Movimento Saúde, Rio Grande” acontece em todo o estado e busca 1 milhão de assinaturas, exigindo o cumprimento da Lei.
Jairo Tessari ressaltou a iniciativa da Câmara de Cachoeirinha em apoiar o movimento. O projeto, que será discutido na Comissão de Saúde, propõe uma Audiência Pública para apresentar as ações da campanha e envolver a sociedade civil organizada nesta demanda. Marco Barbosa destacou a urgência em mobilizar a comunidade para discutir estas questões e exigir seus direitos por saúde pública de qualidade.