Vereador intensifica fiscalização ao incêndio da BRQuim


Na sessão desta terça, 30 de abril, o vereador Marco Barbosa apresentou o resultado parcial da fiscalização à investigação ao incêndio ocorrido no dia 22 de março, no depósito da fábrica da BRQuim, pertencente à MBN Produtos Químicos. O incêndio resultou em uma morte e um ferido em estado grave. Em 2006, esta mesma empresa registrou o maior incêndio do município. Na ocasião, três quarteirões residenciais foram evacuados em virtude da emissão de gases tóxicos.
Segundo o trabalho de fiscalização feito com o apoio do vereador Renato Sparremberger (PSB),  existem documentos da empresa que divergem do anunciado oficialmente. Conforme pronunciamento do vereador Marco, existem fortes indícios que a empresa opera de forma irregular sem liberação para usar do estabelecimento da empresa Cacique. O laudo da FEPAM não foi apresentado até o presente momento.
Nos próximos dias, Marco irá solicitar a apuração das autoridades na esfera administrativa e ambiental. "Os recentes escândalos divulgados pela imprensa nacional com relação às prisões dos secretários de meio ambiente do estado e do município de Porto Alegre revelam a necessidade de termos maior rigor nas questões ambientais", disse Marco.