Na tarde desta segunda-feira, 17/06, foi realizada reunião na Prefeitura de Cachoeirinha, para se dar início ao protocolo geral sobre o decreto municipal 5324, que regulamenta a Lei Municipal n° 3.159, de autoria do vereador Marco Barbosa. A lei dispõe sobre a proibição de destinar óleos e gorduras de origem vegetal ou animal de uso culinário no meio ambiente.
Além de Marco Barbosa, estiveram presentes na reunião integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Governo, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
O decreto foi discutido e os pontos mais importantes foram destacados. Foi decidido que antes de tudo será feito o programa de conscientização sobre reciclagem de óleos e gorduras de uso culinário no município de Cachoeirinha. O artigo 4° lembra que as secretarias municipais de meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento econômico e turismo, desenvolverão o programa de conscientização.
Outros pontos importantes foram ressaltados como no Artigo 8°, no qual diz que a destinação do óleo será feita por intermédio de empresas recicladoras, acordadas com o município. Em breve serão feitos convites às empresas para participarem do projeto, e logo em seguida será dado início ao processo de licitação para as empresas.
Marco Barbosa, ainda lembrou que já há pontos de coleta na cidade. E completou afirmando que esse decreto não pode atrapalhar o processo já existente, e sim reforçar a necessidade do serviço de coleta de óleos e gorduras.