A frente parlamentar de apoio à construção da alça de acesso à free-way realizou na tarde desta segunda-feira, 07/10, reunião na sede da Concepa, empresa que administra a rodovia. Os vereadores Marco Barbosa, Renato Sparremberger e Jaqueline Ritter, foram recebidos pelo presidente da empresa, Odenir José Sanches e pelo diretor financeiro e de operações, Thiago Vitorello.
Com a intenção de diminuir o fluxo de veículos que passam pela cidade de Cachoeirinha, os vereadores apresentaram algumas obras que seriam fundamentais para as melhorias desejadas. A primeira delas foi a construção do acesso à free-way pela Rua Papa João XXIII, sentido Porto Alegre – Litoral. O presidente Odenir José Sanches, disse que essa obra já foi discutida e inviabilizada por questões de segurança.
Outro ponto debatido foi a construção do acesso à free-way por Gravataí, perto da empresa Nutrella. O diretor Thiago Vitorello lembrou que uma boa alternativa para os problemas urbanos atuais com o fluxo de carros, são as ruas laterais à rodovia, que em casos como o de Cachoeirinha e Gravataí também seria uma solução.
O vereador Marco Barbosa reiterou a importância dessa reunião para se ter o real conhecimento das possibilidades serem de fato concretizadas. Há mais de uma década se discute a necessidade do acesso à free-way. Com o fim do contrato da Concepa no ano de 2017, em caso de renovação, ou não, seria necessária a inclusão de cláusulas no contrato que permitiriam a realização das obras.
A frente parlamentar vai mobilizar entidades e autoridades interessadas na luta pelo acesso. A população de Cachoeirinha não pode ficar prejudicada por inércia do poder público.