O movimento de luta pelo acesso à BR 290 conquistou na tarde desta segunda, 25 de novembro, um importante passo. Durante reunião articulada pela Frente Parlamentar de acesso à Free Way, em Brasília, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, participaram lideranças políticas e entidades civis de Cachoeirinha e Gravataí. A comitiva foi recebida pelo diretor geral da ANTT, Jorge Bastos.
O vereador Marco Barbosa, coordenador da Frente Parlamentar, apresentou a problemática enfrentada diariamente pelos moradores da região que passam por Cachoeirinha no trajeto de ida e volta à capital através da Av. Flores da Cunha. Marco entregou o relatório de estudos com diversos documentos que apontam a necessidade de um acesso à Free Way, resgatando o histórico de lutas de décadas, dando assim melhores condições de trânsito ao município.
Em resposta às reivindicações apresentadas, Jorge Bastos, confirmou que a ANTT está atenta a este problema. Como ação concreta, confirmou a presença em Cachoeirinha na segunda quinzena do mês de janeiro de 2014 para apresentar soluções a esta demanda. "Incluiremos esse relatório no estudo que vai definir a nova licitação em 2017. É compromisso da ANTT discutir essa questão com os envolvidos neste movimento, levando em conta os desejos da comunidade", manifestou o diretor geral.
Autoridades se manifestam
Participaram da reunião o vice Prefeito Gilso Nunes, os vereadores de Cachoeirinha, Marco Barbosa, Renato Sparremberger, Jacqueline Ritter, Jussara Caçapava, Felisberto Xavier, os vereadores de Gravataí, Márcio Souza, Alan Vieira, Clebes Mendes, o Deputado Estadual Miki Breier, Juliano Paz, chefe de gabinete e Darcy Zottis, pela Federasul.
Representando o Prefeito Vicente Pires, o vice Prefeito Gilso Nunes ressaltou que o contrato com a Concepa foi firmado nos anos 90, sendo que hoje vivemos uma outra realidade com relação ao número de veículos nas ruas. Miki Breier, Deputado Estadual, lembrou que Gravataí e Cachoeirinha são os grandes prejudicados com a falta de acesso, causando um intenso fluxo de trânsito e diversos acidentes. O vereador Renato Sparremberger, secretário da Frente Parlamentar, destacou que a insatisfação demonstrada pela população está a cada dia ganhando mais força. Darcy Zottis, representando a Federasul, disse que o tema da mobilidade urbana deve ser prioridade pois afeta o desenvolvimento das cidades, refletindo diretamente na economia local. Os demais vereadores também apresentaram suas opiniões com relação ao tema, defendendo que o Vale do Gravataí tenha mais condições de mobilidade urbana.
Movimento segue na luta
Segundo Marco Barbosa, o Movimento pelos acesso à Free Way e Isenção do Pedágio seguirá promovendo ações que mobilizem a sociedade. Na próxima semana, será organizado com as lideranças políticas da região um encontro para traçar os rumos deste movimento. "Se for preciso, vamos fechar novamente a Free Way. Somente iremos parar quando tivermos a certeza que nossas reivindicações serão atendidas", ressaltou Marco.