Cachoeirinha representada na discussão por Segurança Pública

O vereador Marco Barbosa, presidente da Comissão de Segurança, esteve participando das discussões do Seminário Internacional de ciência, tecnologia e inovação em Segurança Pública, ocorrido na semana passada em Florianópolis. Segurança é uma das maiores preocupações para o cidadão brasileiro, estando as discussões do seminário apontando para as experiências positivas do trabalho em conjunto através da integração das polícias e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes nas comunidades. 
Segundo Marco Barbosa, é importante estarmos atentos às novas práticas de gestão em segurança pública, observando a cidade como um todo. As principais inovações em experiências de reforma das polícias em vários países do mundo e as novas estratégias e abordagens em segurança pública nas últimas três décadas ainda não se difundiram no Brasil.

Qualificação da Guarda Municipal para uso de arma de fogo
Durante a semana, Marco esteve reunido com o Secretário Municipal de Segurança de Florianópolis, Raffael de Bona Dutra, e com o diretor da Guarda Municipal, Valcir Brasil. Esteve em discussão a capacitação e o trabalho da Guarda Municipal da cidade para o uso de arma de fogo, pioneira no País desde 2004.
Neste ano foi aprovada a Lei que concede poder de polícia à Guarda Municipal, sendo que os municípios ainda tem tempo para se adequarem. Dentre as mudanças, o aumento no efetivo, patrulhamento preventivo, a realização de prisões e encaminhamento do suspeito ao delegado de plantão e o porte de arma de fogo. No caso do armamento, há um prazo de dois anos para a realização de convênios, equipamentos, treinamentos e cursos.
Segundo Marco, esta visita de campo colaborou para refletirmos melhor os caminhos que vamos assumir em nossa cidade. “Quero propor para o final do mês de novembro um seminário para discutir este tema com a sociedade e com os guardas municipais. Esta nova lei é um grande passo em defesa da sociedade”, declarou Marco.