Na manhã desta quinta, 27 de novembro, o vereador Marco Barbosa e André Campos, presidente da ACC, representaram o Movimento Livre Acesso a Free Way durante a reunião da GRANPAL - Associação dos Municípios da Região Metropolitana. O Vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes, intermediou o contato, possibilitando assim a inclusão do tema na agenda da Granpal, que reúne prefeitos e vice-prefeitos de 14 municípios.
O objetivo do Movimento foi buscar o apoio da Associação diante das demandas dos municípios, no que se refere à mobilidade urbana. Foi apresentado um breve histórico da luta pelo acesso à Free Way, bem como as propostas defendidas pelo Movimento que contemplam diretamente os municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão.
Marco Barbosa manifestou a insatisfação das entidades que compõe o movimento perante a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Segundo Marco, das diversas reuniões e audiência realizadas não faltou paciência diante das justificativas pela não realização das obras. Para agravar a situação, as recentes obras de construção da 4ª faixa da Free Way sinalizam acordo feito com a Concepa, desconsiderando as reivindicações da população.
O Movimento reforçou a importância da adesão e apoio do executivo de Gravataí e Cachoeirinha a essas demandas, agindo em parceria e buscando alternativas ao problema que afeta toda a região. O Vice-prefeito Gilson Nunes ressaltou que o maior prejudicado pela falta de acesso a Free Way é Cachoeirinha. Marco reafirmou que o Movimento irá buscar outros meios de ser ouvido, como uma nova paralizações periódicas da BR 290 a partir de dezembro. Acontece na próxima quarta uma audiência pública, organizada pelas lideranças do movimento na Câmara de Vereadores de Gravataí.