O Poder Legislativo de Gravataí promoveu nesta quarta, 03 de dezembro, a Audiência Pública pela alça de acesso à Free Way. O encontro foi realizado através da Frente Parlamentar, coordenada pelo vereador Gerson Rovisco, e contou com a participação na mesa de debates do vereador de Cachoeirinha, Marco Barbosa, e José Luís Silveira, Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí – ACIGRA.
Rovisco destacou o trabalho integrado entre as cidades de Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Gravataí, valorizando a experiência positiva do Movimento Livre Acesso à Free Way. Representando a ACIGRA, José Luis mostrou o apoio da entidade, ressaltando a força política do movimento frente às ações conjuntas por mobilidade urbana.
Marco Barbosa, coordenador do movimento Livre Acesso à Free Way, ressaltou a insatisfação das entidades que compõe o movimento perante a ANTT, pois a mesma comprometeu-se em iniciar os estudos das obras, mantendo-se até o momento sem resposta. Segundo Marco, faz-se importante destacar que várias reuniões e audiência foram realizadas e a paciência diante das justificativas pela não realização das obras acabou. Essa indignação, que Marco adjetiva como “golpe ao Movimento”, foi a construção da 4ª faixa na BR 290 desde Gravataí até Porto Alegre. “A 4ª faixa foi uma negociação que, em menos de um ano, foi tudo acertado, sem a consulta da população sobre essa demanda. A concessionária responsável pela via e a ANTT assinaram um contrato aditivo, em que a concessionária banca as obras com o compromisso do Governo Federal de ressarcir o investimento realizado ou prorrogar a concessão”, destaca Marco.
Entre as demandas de ação aprovadas na Audiência Pública, está a maior publicidade do movimento à população, através da distribuição de adesivos e matérias informativos. Também foi aprovada uma paralização da BR 290, movimentando a população para esta causa, no dia 12 de dezembro, às 17h. “Está na hora de mostramos nossa insatisfação. Chega de esperarmos pela boa vontade da ANTT. Nossa população é vítima todos os dias dessa falta de acesso”, afirma Marco.
Também estiveram presentes o Presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha - ACC, André Campos, e os vereadores de Gravataí Alex Peixe, Maribel Wagner, Alemão da Kipão, Frederico Pinho, Nadir Rocha, Carlito Nicolait, Roberto Andrade e Paulo Silveira.