As reivindicações pelo acesso à Free Way foram novamente discutidas em Brasília, na última quarta, 10 de dezembro, na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Uma comitiva formada pelos vereadores Marco Barbosa, Luis Henrique Tino, Nelson Martini e Edson Cordeiro, acompanhados pelo Deputado Federal José Stédile, levou ao diretor da ANTT, Jorge Bastos, as solicitações da região em busca de novas alças de acesso e mobilidade urbana.
Segundo Marco Barbosa, coordenador do Movimento Livre Acesso à Free Way, houve a resposta a alguns questionamentos que colaboram com as reivindicações feitas. Entre elas está a realocação do pedágio para após a intersecção da BR 290 com a RS 118. Esta é uma demanda apontada pelo movimento e que já foi sinalizada pela ANTT no novo contrato de licitação. Também foi anunciada pelo diretor da ANTT a apresentação do estudo técnico até junho de 2015.
A unidade regional de Porto Alegre da ANTT irá receber o Movimento, nesta próxima quarta, onde serão oficializadas essas demandas, tornando-se mais fácil acompanhar os estudos de viabilidade das obras pleiteadas.