Os vereadores Jack Ritter (PSB) e Marco Barbosa (PSB), estiveram em reunião na tarde desta quinta, 16 de julho, no Comando Geral da Brigada Militar, com objetivo de solicitar o aumento do número de efetivo para o 26º Batalhão de Polícia Militar de Cachoeirinha, bem como o do Comando dos Bombeiros do município.
Para os vereadores essa é uma das pautas mais urgentes para se tratar com o Governo do Estado, uma vez que a segurança pública na cidade, trabalha com número reduzido de servidores, embora tenham plenas condições estruturais para atender a população. “Sabemos que nossa corporação conta com boas viaturas e aparelhamento condizente com as mesmas, mas ainda precisamos de forças de segurança nas ruas para garantir o bem estar da população”, destaca a vereadora Jack. Segundo Marco Barbosa, a parceria firmada com o Conselho Municipal Pró Segurança Pública – Consepro, que assegura formação para os policiais, uma vez que permaneçam na cidade, deveria ser mantida e rigorosamente cumprida. “Cerca de dezesseis policiais capacitados com recursos do conselho, migraram da nossa corporação para outras cidades. Isso causou um déficit significativo para as estratégias de segurança pública”, afirmou o parlamentar.
Conforme o Chefe de Gabinete do comando, o Coronel Antonio Osmar da Silva, existe a possibilidade da ampliação de mais quatro homens para a cidade, que deverão ingressar já na troca de comando, prevista para ainda esse mês. O nome destacado para Cachoeirinha será o Tenente Coronel Marcelo Pitta, que já está informalmente no batalhão conhecendo as ações e como dito por ele “tomando pé da situação”. “Vamos conduzir a corporação de Cachoeirinha com ideias novas, agrupamento constante e ainda mais agilidade, dando ênfase às boas ações e sugerindo novas. Tudo isso para dar ao cidadão, um retorno mais rápido no combate à criminalidade”, garantiu o novo comandante, que ainda não tomou posse do cargo.
Outras sugestões como novas capacitações de turmas, a criação da Polícia Comunitária e a aproximação da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento - DPPA para Cachoeirinha também forma pontos de pauta abordados pelos parlamentares.