O início dos estudos para as novas vias laterais da BR 290 esteve em discussão na Câmara Municipal, na noite desta segunda, 06 de julho. Autoridades políticas e entidades representativas de Cachoeirinha, Viamão, Gravataí e Alvorada puderam conhecer melhor o projeto que mudará a relação destes municípios com a Free Way.
A reunião foi proposta pelo Movimento Livre Acesso à Free Way e contou com a presença de Thiago Vitorello, diretor-presidente da Triunfo Concepa, e Eduardo Bergmann, engenheiro da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Marco Barbosa coordenou a mesa de debates, que também contou com a participação de Marco Alba, prefeito de Gravataí, Professor Serginho, prefeito de Alvorada, Gilso Nunes, vice-prefeito de Cachoeirinha, José Stédile, deputado federal, Miki Breier, secretário estadual do trabalho e desenvolvimento social, e Paulo Baltazar, secretário municipal de planejamento. A plenária também contou com a forte participação de vereadores e secretários de Cachoeirinha e Gravataí.
Segundo Thiago Vitorello, mesmo ainda na fase inicial dos estudos, já se pode adiantar a complexidade deste projeto, tendo em vista as condições topográficas e de densidade florestal alta em diversos trechos da Free Way. A análise de viabilidade técnica e econômica vai levar em conta o grande salto de desenvolvimento que esta região pode ter com o acesso a estas vias.
De acordo com o estudo, esta via alternativa deverá sair do quilômetro 64, próximo à GM em Gravataí, chegando até o quilômetro 96, nas proximidades da Arena do Grêmio. Em alguns trechos, haverá a necessidade de instalação de elevadas, devido às condições do solo, nos mesmos moldes do projeto construído na BR 448. O estudo também quer incluir a necessidade de acesso à Alvorada, possibilitando novas vias de interligação entre os municípios, gerando mais desenvolvimento.
Outra novidade que está ligada a este projeto é o deslocamento da praça de pedágio de Cachoeirinha para após a intersecção com a ERS 118. A construção das vias marginais inviabiliza a permanência de pedágio, liberando o acesso para o usuário de curta distância. Esta novidade vai afetar diretamente o trânsito na avenida principal de Cachoeirinha, desafogando o fluxo de veículos que utilizam a cidade como via de acesso à Porto Alegre.
O projeto também destaca a necessidade de ciclovias ao longo de todo o trecho, considerando a condição topográfica plana da superfície e dando maior mobilidade à população. Além disso, está previsto a necessidade de iluminação da via e planejamento para futura instalação de BRTs.
Marco Barbosa, coordenador do movimento Livre Acesso à Free Way, destacou a importância deste estudo para a nossa população. Teremos um reflexo direto no desenvolvimento da região, gerando um novo olhar sobre a Free Way. “As vias marginais vão mudar a nossa relação com a BR 290. Até agora estivemos de costas para a Free Way”, ressaltou Marco.
Também destaca-se a forte presença dos municípios vizinhos neste movimento. “A participação dos prefeitos Marco Alba e Serginho, de Gravataí e Alvorada, bem como o apoio do prefeito Vicente Pires, reforçam a importância desta luta para a região metropolitana”, destacou Marco.