Fatos & Reflexões - 03.08.2015

Entre inundações e secas

Em tempos de cheias, cabe refletir e repensar nossas ações. Os fenômenos climáticos se alternam conforme as estações. O RS vive o momento de chuvas intensas. No entanto, em outras regiões do Brasil e do mundo, a seca prevalece. Segundo especialistas, a tendência é o aumento ano após ano do volume pluviométrico aqui no sul do país. É uma ação da natureza ou este é um fenômeno provocado pela ação humana? Mudanças climáticas vem ocorrendo no mundo todo, mostrando que algo de errado está acontecendo. Uma ação de desmatamento na Amazônia tem influência direta aqui. Não vivemos isolados, mas parece que o ser humano somente se dá conta disso quando algum evento catastrófico ocorre. Pensemos primeiramente antes de criticar o outro o que eu estou fazendo para melhorar nosso planeta? Há várias pequenas mudanças de hábitos capazes de contribuir com um planeta sustentável. Façamos nossa parte!

A tomada de atitude

Sempre fui uma pessoa de atitudes. Nunca fui de ficar em cima do muro. Errar, todos nós erramos. Mas errar por falta de atitude é algo que se deve evitar. Mas o fundamental é refletir sobre as atitudes tomadas ao longo da vida. Esta é uma questão muito pessoal e requer habilidade para lidar com os erros e acertos. Humildade deve ser o segredo. Não achar ser o dono da verdade, sempre certo ou preparado para tudo. Calçar a sandália da humildade é necessário para seguir tomando atitudes, ora certas, ora erradas, mas com a certeza de que aquilo, naquele momento, era o certo, era a melhor decisão a ser tomada.

Agosto é o mês das vocações

A igreja católica através da CNBB instituiu em 1981, o mês de agosto como o vocacional. Desde lá vem trabalhando o despertar e o comprometimento de cada indivíduo no processo de partilha vocacional. Para a igreja as vocações são importantes, pois cada ser humano é “chamado” a servir de alguma forma. As vocações são: a sacerdotal, matrimonial (famíliar), religiosa e leiga. A cada domingo uma vocação é celebrada durante o mês. No primeiro domingo de agosto celebra-se a vocação sacerdotal, o dia do Padre. Nesta primeira semana, destaco a importância, a relevância do sacerdote na vida da igreja. Parabenizo a todos os Padres que dedicam suas vidas como verdadeiros pastores, servindo e edificando suas comunidades na busca do bem e do amor ao próximo. Como diz no evangelho: Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi …” (Jo 15,16). Nessa passagem pelo dia do sacerdote, na pessoa do Pe. Eduardo Delazeri, pároco da Igreja Boa Viagem, parabenizo a todos os Padres que cumprem a missão de ser sal da terra e luz no mundo!