Na tarde desta terça, 29 de setembro, a Frente Parlamentar pela Conclusão do Chico Mendes esteve reunida na Câmara Municipal com órgãos de atuação na área ambiental. Estiveram presentes os vereadores Marco Barbosa e Luis Henrique Tino, Carlos Alberto dos Santos, chefe da unidade da Corsan de Cachoeirinha, Fernando Medeiros, Secretário Municipal de Meio Ambiente, e representante da vereadora Jussara Caçapava.
Foi discutido a possibilidade de elaboração de projeto ambiental de recuperação e preservação das margens do Rio Gravataí, na região desocupada pelos moradores da Vila Olaria. O projeto ajudaria na manutenção do espaço, prevenindo a área de novas ocupações, além de poder desenvolver um projeto de educação ambiental com a população.
Carlos Alberto manifestou que há o interesse da Corsan por ser uma das maiores beneficiadas com o cercamento e revitalização do espaço. Fernando Medeiros relatou que há a possibilidade de realizar neste local uma ação de plantio de árvores através do projeto Corredores Ecológicos. Também manifestou que existem empreendedores que estão em dívida com o município e que realizarão o plantio de árvores neste local. Estará incluso no projeto realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a construção de um “píer” para abrigar um barco que será usado nas aulas de educação ambiental.
Segundo Marco Barbosa, 37 famílias ainda encontram-se morando na Vila Olaria, 14 famílias estão alojadas no Ginásio Municipal e 61 famílias no Loteamento Chico Mendes. “O projeto será estudado pela secretaria de meio ambiente e apresentado em até 15 dias. Também conversamos com Sérgio Cardoso, presidente da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí - APNVG, tendo grandes possibilidade de formar uma parceria nesta ação”, ressaltou Marco.