Esteve em discussão durante a manhã desta terça, 20, o andamento do estudo de viabilidade de vias paralelas à Free Way entre Gravataí e Porto Alegre. No fim de maio, a Triunfo Concepa recebeu aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT para realizar este estudo, analisando a possibilidade de vias que dariam mais fluidez ao grande número de veículos que usa o trecho na região metropolitana.
A reunião contou com a participação de autoridades dos municípios de Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre, assim como de membros da Triunfo Concepa e ANTT. Os dados foram apresentados pela empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, responsável pela execução do estudo.
Nos últimos meses, foi realizada a contagem do fluxo diário de veículos em vinte e um pontos diferentes, incluindo as cidades afetadas pelo projeto. Em Cachoeirinha, dados revelaram que 67 mil veículos passam diariamente pela Av. Flores da Cunha, em contagem feita no cruzamento com a Av. Fernando Ferrari. No acesso à Free Way pela Rua Papa João XXIII, os dados apontam o número de 12 mil veículos por dia.
O estudo também constatou que o fluxo de veículos mantem-se alto ao longo do dia, não sendo constatada a diminuição relevante do número de automóveis nos horários entre o início da manhã e o final da tarde. A pesquisa também ouviu os motoristas buscando saber a origem e o destino do deslocamento. Segundo dados, 91% das viagens diárias são motivadas por trabalho no pico da manhã, sendo que aproximadamente 70% dos veículos são ocupados por apenas uma pessoa nesta faixa de horário.
Mesmo sendo uma obra de grande porte, envolvendo diferentes cidades, muitos foram os benefícios apontados pelo estudo, destacando o uso da faixa de domínio da BR 290, com baixo impacto ambiental e pouca interferência na malha viária local. Também foi ressaltado que esta obra trará mais incentivo ao desenvolvimento comercial e imobiliário na região.
Marco Barbosa, coordenador do Movimento Livre Acesso à Free Way, destaca que houve um grande passo na mobilização feita até então. “Cabe destacar que esta é uma fase anterior aos projetos executivos, cuja sequência depende da análise e autorização da ANTT, sendo os custos com esta obra incorporados no novo contrato de concessão da rodovia, que inicia em 2017. Nossa articulação política segue mobilizada em busca destas melhorias para nossa região”, afirmou Marco. O estudo será finalizado em dezembro e encaminhado para a ANTT.
Estiveram presentes nesta reunião, Paulo Balthazar, Secretário de Planejamento, Joaquim Fortunato, Secretário de Mobilidade Urbana, André Souza, Presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha – ACC, Vanderlei Cappellari, da EPTC, Marco Alba, Prefeito de Gravataí, Adão de Castro Jr. e Cláudio Luiz C. Santos, pela Prefeitura de Gravataí, Marisa Tiefensee e Eduardo Bergman, pela ANTT.