Esteve em discussão na tarde desta segunda, 15 de fevereiro, o projeto de autoria do Vereador Marco Barbosa que propõe a criação de um sistema de registro e fiscalização dos veículos de tração animal e humana. O projeto foi apresentado ao Executivo em maio de 2015.
Durante reunião com o Secretário de Meio Ambiente, Fernando Medeiros, ficou definido que será dado início ao cadastramento das carroças e seus condutores. Segundo Marco Barbosa, é uma preocupação da sociedade disciplinar o trânsito das carroças de tração animar na cidade, bem como intensificar o cuidado e bem estar dos animais utilizados neste trabalho. "Muitas vezes encontramos condutores de carroças que não dão o tratamento adequado aos cavalos, necessitando de alimentação, repouso e tratamento veterinário. Da mesma forma, o trabalho pesado de tração muitas vezes está fora dos parâmetros recomendados, utilizando-se de maus tratos e chicotes", afirma.
Por meio deste projeto, as carroças e seus condutores serão registrados, fiscalizados e organizados na cidade de Cachoeirinha. "Será uma forma de adequar este segmento social, garantindo a dignidade para os cavalos, seus condutores e o trânsito no município", afirmou Marco.