Foi aprovada na sessão da Câmara Municipal desta terça, 26 de abril, a lei sobre a obrigatoriedade das empresas de transporte público de Cachoeirinha disponibilizarem o uso de aplicativo para celular com as informações sobre partida e chegada do transporte coletivo. A proposição foi de autoria dos vereadores Marco Barbosa e Brinaldo Mesquita.
A elaboração deste projeto de lei foi realizada com uma intensa pesquisa sobre os municípios que já disponibilizam essa tecnologia aos usuários. Também foram realizadas reuniões com as empresas de transporte público do município para garantir a efetividade e transparência da lei.
Segundo Marco Barbosa, o aplicativo poderá ser baixado em smartphone, permitindo aos usuários, sem nenhum custo, planejar as viagens e itinerários no transporte coletivo. A implementação desta ferramenta não irá impactar em aumento de passagem. As informações serão disponibilizadas de forma simplificada, dando mais transparência aos itinerários de linhas de ônibus, contendo a previsão estimada do tempo de espera para a chegada do ônibus na parada, tempo este calculado segundo as condições de trânsito. A ferramenta ainda possibilita que o usuário possa interagir com o aplicativo de forma colaborativa.