Inclusão das vias laterais em nova concessão da BR 290 é discutida

Os próximos passos de ação do Movimento Livre Acesso à Free Way estiveram em discussão em reunião nesta segunda, 9 de maio. Estiveram presentes representantes de entidades de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, bem como a presidente da Federasul, Simone Leite.
Marco Barbosa, coordenador do movimento, apresentou um histórico das ações realizadas desde 2011. A discussão do acesso à Free Way foi ganhando força através da adesão das entidades. Também destaca-se a mobilização que surgiu nas redes sociais e nas ruas, como os manifestos de fechamento da Free Way, chamando a atenção das autoridades responsáveis para esta causa.
Com o prazo de estudos das vias laterais à BR 290 se encerrando neste mês de maio, inicia uma nova fase de articulação do movimento buscando a garantia destas novas vias no edital da nova concessão. Nos próximos meses, a ANTT irá realizar audiências públicas para ouvir a população e definir o novo edital. Foi discutida a importância de agendar uma nova reunião com a ANTT em Brasília, em específico com a comissão que avalia os estudos realizados e planeja o edital da nova concessão. Simone Leite reforçou o apoio da Federasul a esta luta, assumindo o importante papel destas novas vias laterias para o desenvolvimento da região.
Estiveram presentes André Campos e Darcy Zottis, da Associação Comercial de Cachoeirinha - ACC, César Vieira, do Centro das Indústrias de Cachoeirinha - CIC, Altair Cantini, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão - ACIVI, Regis Gomes, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí - ACIGRA, Clovis Dresch, da Associação Comercial e Industrial de Alvorada - ACIAL, Mauro Farias Cardoso, vice presidente regional da Federasul e Rafael Goelzer, diretor regional da Federasul.