A cobrança por mais ações de segurança nos bairros foi tema de discussão na noite desta quinta (12 de maio) em Audiência Pública na Câmara Municipal de Cachoeirinha. O debate foi promovido pela Comissão de Segurança e contou com a presença de autoridades e de grande representação da comunidade. Marco Barbosa, coordenou a mesa de debates, que contou com a participação dos vereadores membros da Comissão, Luis Henrique Tino e Brinaldo Mesquita, bem como das forças de segurança da cidade. Participaram da mesa o delegado Rafael Liedtke, da 1ª Delegacia de Polícia, delegado Newton Martins, da 2ª Delegacia de Polícia, Edison Santos, do CONSEPRO, Comandante Marcelo Pitta Rodrigues, do 26ª BPM, e o secretário João Paulo Martins, da Secretária da Segurança Pública do Município.
Marco Barbosa apresentou alguns índices da criminalidade na região, apontando a necessidade de cobrar um maior efetivo da Brigada Militar para o policiamento nas ruas. O vereador também destacou a importância das audiências públicas para pressionar as autoridades competentes por soluções viáveis. Destacou que somente a mobilização pode dar força a esta demanda de extrema necessidade no município.
A Audiência Pública contou com a manifestação de representantes de bairros e movimentos, apresentando a problemática vivenciada pela sociedade. Foram levantadas questões como o cercamento do Mato do Júlio, assaltos e roubos de casas no bairro Moradas do Bosque, falta de efetivo para o atendimento das Delegacias, segurança dos estudante universitário nas imediações da Cesuca, a qualificação da iluminação pública e do vídeomonitoramento, intensificação do patrulhamento da Guarda Municipal nas ruas, reforma penal e penitenciaria, limpeza dos terrenos baldios, entre outras questões.
As autoridades puderam responder às perguntas feitas em tribuna, relatando as ações no combate à criminalidade. No próxima semana, será encaminhado um relatório oficial da audiência ao Governador do Estado, com questões de extrema urgência apontadas pela população. Segundo os vereadores da Comissão de Segurança, este é o papel do Poder Legislativo, sendo intermediador da população e do Poder Público, realizando a fiscalização e apontando melhorias aos órgãos competentes.