Transferência do pedágio e acessos estarão no novo edital da Free Way

Lideranças políticas de Cachoeirinha estiveram reunidas nesta semana em Brasília, discutindo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT as demandas reivindicadas pelo Movimento Livre Acesso à Free Way para o novo edital de concessão da Free Way. 
Marco Barbosa, coordenador do movimento, esteve acompanhado do Deputado José Stédile, Darcy Zottis, diretor da Federasul, Juliano Paz, Chefe de Gabinete do Deputado Miki Breier, Nilo Moraes, Secretário de Habitação, e o vereador Maurício Medeiros. Em conversa com Luis Fernando Castilho, superintendente da ANTT, foi dada a garantia de que será incluída no novo edital de concessão da rodovia a transferência da praça de pedágio em Gravataí e a construção do trevo de acesso em Cachoeirinha.
Segundo Castilho, as duas solicitações deverão estar no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que receberá as propostas das empresas que participarão da disputa. O edital será lançado em breve. Já a construção das vias laterais à rodovia entre Gravataí e Porto Alegre, que também foram alvo de estudos, não serão incluídas no projeto devido ao seu alto custo. Segundo o superintendente, embora o projeto técnico seja de responsabilidade da ANTT, depende de uma decisão política do Ministério dos Transportes.
José Stédile tem acompanhado a luta da comunidade da região para garantir as obras. "Quem enfrenta o congestionamento da Flores da Cunha, em Cachoeirinha, todos os dias sabe a necessidade desta obra. A melhoria da mobilidade é essencial para o desenvolvimento de toda região", disse.
Marco Barbosa manifesta que a iniciativa já é vitoriosa com a inclusão da transferência do pedágio de Gravataí para após a interseção da RS-118 e a construção dos acessos no estudo. "Se não fosse a luta do movimento, com a participação da comunidade, das entidades e das autoridades envolvidas correríamos o risco de ficar mais 30 anos vendo os problemas de mobilidade se agravarem", avalia.  
Darcy Zottis diz que a entidades e suas filiadas estão mobilizadas para garantir os direitos dos seus municípios. "Mobilidade é vital para o desenvolvimento de nossas comunidades", justifica.

Fonte: Luciane Ferreira - Assessoria de Imprensa Deputado José Stédile