Transferência da praça de pedágio mobiliza lideranças e entidades

A articulação pela transferência da praça da pedágio de Gravataí segue na pauta de ação das lideranças do Movimento Livre Acesso à Free Way. Esteve em discussão nesta sexta (19/08), na sede em Porto Alegre da Agência Nacional de Transporte Terrestres - ANTT, os próximos passos para garantir esta demanda no novo contrato de concessão da BR 290. Participaram da reunião o vereador Marco Barbosa, André Campos e Darcy Zottis, pela Associação Comercial de Cachoeirinha - ACC, Maurício Farias Cardoso, vice presidente regional da Federasul, Deputado Federal Cajar Nardes e Meri Brum.
As lideranças manifestaram a insatisfação com as mudanças no percurso dos projetos de acesso discutidos até então. Em reunião no mês de julho com a Triunfo Concepa, diferentemente do que havia sido garantido anteriormente, foi informado que a praça de pedágio de Gravataí seria mantida no mesmo local. A justificativa para a manutenção da praça seria a boa rentabilidade necessária para financiar os investimentos do novo contrato de concessão, que se amplia para 30 anos. A concessionária irá abranger um eixo rodoviário de Canoas à Carazinho, bem como de Camaquã à Torres. 
Segundo Marisa Dagmar Tiefensee, coordenadora de infraestrutura da ANTT, um caminho para seguir pautando essa mudança seria discutir essa necessidade com a comissão que elabora o edital de licitação, ligada ao Ministério dos Transportes. Marco Barbosa destacou a importância de manter o movimento mobilizado. "Existem interesses que não são da comunidade e que estão atropelando toda a discussão realizada nos últimos anos, em que buscamos pautar essa necessidade junto à ANTT. Não podemos ficar reféns de uma concessão que arrecada às custas da população, atrasando o desenvolvimento da região metropolitana", manifestou Marco. Deputado Cajar Nardes assumiu o compromisso de articular junto ao Ministério dos Transportes uma audiência com a comissão responsável pela elaboração da licitação.