Frente Parlamentar reúne lideranças pela troca da praça de pedágio de Gravataí

Esteve em discussão na tarde desta quinta (1º), na Assembleia Legislativa do RS, a necessidade da transferência da praça de pedágio de Gravataí. A reunião foi organizada pela Frente Parlamentar criada pelo deputado estadual Juvir Costella. 
Estiveram presentes lideranças das cidades de Alvorada, Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Santo Antonio da Patrulha, Glorinha, Sapucaia do Sul e Canoas. As Associações Comerciais e Industruiais estiveram representadas, compondo o Movimento Livre Acesso à Free Way. A reunião também contou com a particpação do Prefeiro de Gravataí, Marco Alba, e do Diretor-Presidente da CONCEPA, Thiago Vitorello.
Marco Barbosa destacou a importância em unir as forças neste momento. "Não é possível pensar um edital para a nova licitação em que Cachoeirinha fique isolada por mais 30 anos sem acesso à BR 290. Nós não iremos aceitar uma modalidade que não contemple um futuro acesso à Alvorada através de um trevo completo de acesso. Estamos aqui para nos unir e ter o apoio de todas as frentes nesta luta, olhando para o todo de nossa região", manifestou Marco.
Sobre a transferência da praça de pedágio, localizada atualmente no km 77 da rodovia, existe a proposta de realocação para o km 59, próxima à fábrica da General Motors. A medida desafogaria os acessos de todas as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e ajudaria no fomento econômico dessas localidades. A mudança estará prevista no edital para a concessão do trecho a ser lançado em 2017, conforme já informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Foi encaminhada uma nova reunião que acontecerá na primeira quinzena de dezembro com a presença de representantes do Ministério dos Transportes e ANTT.