Moradores e skatistas discutem projeto no Palmeirinhas

Os moradores do bairro Ponta Porã compareceram à reunião que buscou apresentar as dúvidas da comunidade sobre o projeto de revitalização da praça do Palmeirinhas ao Prefeito Miki Breier. A reunião foi agendada pelo vereador Marco Barbosa, presidente da Câmara Municipal, após estar reunido com os moradores na última semana. Além do prefeito municipal, também esteve presente o secretário de governança e gestão, Juliano Paz, secretário de planejamento e captação de recursos, Nilo Moraes, secretária de cultura, esporte, lazer e turismo, Patrícia Vianna, secretário de assistência social, cidadania e habitação, Francisco Belarmino Dias, e o chefe de gabinete do prefeito, Pedro da Silva Filho.
A população apresentou sua insatisfação com a forma que o projeto de instalação da pista de skate foi realizado pelo governo anterior. Segundo os moradores, não houve a consulta à comunidade local sobre o projeto, sendo realizado o depósito de aterro que inviabilizou a utilização do local para as atividades de lazer. Inúmeros são os prejuízos causados por esta ação, aumentando a presença de mosquitos e alagamentos na região. Também houve questionamento sobre o espaço adequado na nova praça para uso de toda a comunidade, não apenas para a prática do skate.
Por outro lado, foi apresentado os benefícios da vinda do projeto para a região, sendo a pista de skate um espaço para inclusão social e incentivo ao esporte de inúmeros jovens e adolescentes. Membros da União dos Skatistas de Cachoeirinha buscaram apresentar à comunidade os benefícios do esporte, havendo relatos de histórias de vidas transformadas através do skate. Também foi apresentada a necessidade de ampliar os espaços de lazer e equipamentos públicos para a prática do esporte, havendo na região uma carência destes locais.
As autoridades presentes convergiram para encontrar os pontos de aproximação entre as diferentes opiniões. Foi apresentado o projeto do skate park em três espaços: a pista de skate, a academia, e a quadra. Os dois primeiros devem ser licitados até julho deste ano. Os demais equipamentos serão garantidos pela prefeitura, como bancos, calçadas e brinquedos infantis.
Ficaram definidos os seguintes encaminhamentos: O entulho será retirado do local assim que fecharem três dias com tempo sem chuva. Ficou agendada uma próxima reunião dentro de 12 dias para apresentar a planta do projeto e esclarecer as últimas dúvidas.
Marco Barbosa avalia positiva esta reunião, abrindo um espaço de participação da comunidade nas decisões que são importantes para todos. "A Câmara Municipal quer estar na rua ouvindo os moradores e sendo intermediadora das principais necessidades", ressaltou Marco.