Foi assinado na tarde desta quinta (02/03) um acordo entre o presidente da Câmara Municipal de Cachoeirinha, Marco Barbosa, e o prefeito municipal, Miki Breier, definindo que os recursos financeiros devolvidos ao final do ano pelo Poder Legislativo serão repassados ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) para investimento nas ações de segurança da cidade.
O acordo assinado pelas autoridades garante o investimento de R$ 162.500,00 (cento e sessenta e dois mil e quinhentos reais), através de economias do Poder Legislativo no ano de 2017. Segundo Marco Barbosa, este investimento colabora com as ações de combate à criminalidade, sendo um reforço importante para a segurança. O CONSEPRO, conselho responsável por administrar esses recursos, tem por finalidade garantir a destinação de verbas para a Brigada Militar e Polícia Civil na manutenção das viaturas, bem como para a compra de equipamentos e materiais necessários para o trabalho dos agentes.
A Câmara Municipal realiza a devolução ao final da legislatura dos valores economizados, tendo o Poder Executivo autonomia para aplicar esses recursos onde achar necessário. O acordo assinado pelas autoridades garante que a segurança terá prioridade no investimento de recursos.
Miki Breier destacou o trabalho integrados das forças de segurança, buscando envolver a sociedade numa ação conjunta para inibir a criminalidade no município. Participaram da reunião o secretário municipal de segurança e mobilidade, Marco Aguirre Gouvêa, o tesoureiro do CONSEPRO, José Joanes, o comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar de Cachoeirinha, Major Luciano Moritz Bueno, o delegado da 1ª Delegacia de Polícia, Leonel Baldasso Pires, o delegado da 2ª Delegacia de Polícia, Newton Martins de Souza Filho, e o chefe de gabinete do prefeito, Pedro da Silva Filho.