Na manhã desta quinta-feira (06/04), Cachoeirinha foi habilitada para integrar o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). A ação vai orientar a criação de projetos e a execução de políticas específicas para o setor.
Marco Barbosa, presidente do Poder Legislativo, esteve no ato de assinatura do termo de adesão no Palácio Piratini, sede do Governo do Estado, acompanhado do prefeito Miki Breier, vice-prefeito Maurício Medeiros, e autoridades de segurança do município.
Segundo Miki Breier, a nova ferramenta vai combater a violência, principalmente através da prevenção com programas envolvendo jovens e adolescentes. Serão criadas ações com foco na prevenção ao uso de drogas, no combate à prática de pequenos delitos, de incentivo ao esporte, lazer e a cultura. “Estes programas serão desenvolvidos em bairros carentes visando a proteção de jovens e crianças em situações de risco e vão ao encontro das medidas que defendemos em Cachoeirinha como a ampliação do turno inverso na escola”, assinala.
Marco Barbosa destaca a importância de investir em segurança no município, trabalhando as forças de segurança de forma integrada. "Temos intensificado nosso trabalho para ampliar a segurança em Cachoeirinha. O projeto SIM vai colaborar com ações educativas, aproximando os municípios em uma rede contra a violência", destaca.