Câmara conhece a experiência de sustentabilidade do Sicredi

A necessidade de reduzir custos e investir em ações de sustentabilidade tem sido pautada na Câmara Municipal de Cachoeirinha. Durante a tarde desta quarta, 12 de abril, o presidente Marco Barbosa foi recebido no centro administrativo do Sicredi, com o objetivo de conhecer as boas práticas implementadas pela instituição. 
O Sicredi foi certificado por suas ações de sustentabilidade pelo prêmio LEED Existing Buildings: Operation & Maintenance. A distinção foi concedida pelo United States Green Building Council (USGBC) para o Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre, sendo inédito no País e o quarto na América Latina. Esta premiação representa o mais alto prêmio concedido a edifícios que demonstrem excelência na adoção de práticas sustentáveis e na gestão.
O presidente da Câmara Municipal foi recebido por Dino Soccol Filho, administrador, e Luiz Santos Vieira, coordenador administrativo. Segundo Dino, o processo de certificação iniciou em 2014, passando pela dedicação de toda a equipe de colaboradores e dos parceiros envolvidos no projeto. Hoje o centro administrativo do Sicredi aponta como caso de sucesso de edificações existentes, com foco em eficiência operacional, redução do uso de recursos naturais e melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos ocupantes. A instituição conseguiu reduzir consideravelmente o consumo de energia elétrica, através da otimização dos processos e a conscientização dos colaboradores. Também os recursos hídricos tiveram queda de consumo.
Marco Barbosa destacou a importância de investir em ferramentas que possam medir os índices de controle, reafirmando a cultura sustentável como um guarda-chuva por onde passam todas as ações. "Conhecer essas práticas sustentáveis aqui implementadas, nos ajuda a projetar a Câmara Municipal como um lugar de referência na cidade em cuidado com o meio ambiente", afirmou.