Luta pelo acesso à Free Way continua

Lideranças do Livre Acesso à Free Way estiveram reunidas nesta segunda (15/05) para discutir as próximas ações a serem realizadas, em vista da aprovação no Senado Federal da MP das concessões, pautando a prorrogação do contrato de concessão da BR 290 por mais 2 anos.
Um dos principais assuntos discutidos foi a manifestação contrária do movimento às manobras políticas do Governo Federal para aprovar esse modelo de concessão. Segundo o novo contrato apresentado nas audiências públicas de Porto Alegre e Brasília, a permanência do pedágio em Gravataí se dará de forma estratégica para poder financiar as obras nas rodovias que compõem a nova licitação. O investimento cruzado onera a população da região metropolitana, onde há maior fluxo de veículos no pedágio, para que seus recursos sejam investidos em outras regiões.

Estiveram reunidos representantes da Federasul e das Associações Comerciais e Industriais de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada. Marco Barbosa, presidente da Câmara de Cachoeirinha, manifestou sua contrariedade aos encaminhamentos dados pelo Ministério dos Transportes. "Queremos seguir dialogando, na tentativa de ter as demandas de nossas região atendidas. A inclusão do trevo de acesso à Cachoeirinha e a transferência imediata da praça de pedágio estão entre nossas reivindicações", afirmou o coordenador do movimento.