Livre Acesso à Free Way promove paralisação a BR 290

Na tarde desta quarta (28/06) mais de 100 pessoas participaram da mobilização do movimento Livre Acesso à Free Way. A concentração aconteceu na praça Ermelindo Lottermann, em frente à Igreja São Vicente de Paulo, reunindo lideranças das cidades de Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí e Viamão. Diversas entidades estiveram representadas, manifestando a intenção pautada pelo movimento em busca da transferência da praça de pedágio de Gravataí, da implementação de um trevo completo de acesso e da não prorrogação de contrato com a concessionária. 
A manifestação teve o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Agentes de Trânsito e Guarda Municipal. Faixas e adesivos foram usados pelos manifestantes, realizando a distribuição de panfletos aos motoristas na BR 290. Foram realizadas três paradas da via como forma de chamar a atenção das autoridades sobre a insatisfação da comunidade ao andamento do processo da nova licitação que se encerra no próximo dia 4 de julho.
Marco Barbosa, coordenador do movimento, ressaltou a importância da participação das pessoas na mobilização, entendendo a importância deste momento histórico, após 20 anos de concessão. "O Governo Federal, na contramão das discussões realizadas, quer prorrogar este contrato de concessão por mais 2 anos. Estamos discutindo essas demandas desde 2013 e queremos a licitação já e o fim do pedágio até que se estabeleça a nova licitação. Por uma free way livre, pelo acesso à região e pela transferência do pedágio, vamos continuar na luta até se tenha essa vitória conquistada" afirmou Marco.
Entidades presentes na mobilização: Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, Câmara Municipal de Cachoeirinha, Associação de Moradores do Jardim Atlântico, Associação Comercial de Cachoeirinha - ACC, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Associação dos Moradores dos Bairros Imbuí e Mauá - ABIM, Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, União Gaúcha dos Estudantes - UGES, Centro das Indústrias de Cachoeirinha - CIC, Associação dos Taxistas de Cachoeirinha - Astac, Associação de Mulheres da Cohab, Movimento Pedágio Livre de Gravataí, Observatório Social de Cachoeirinha, Associação de Moradores da Cohab, Instituto São Francisco, Associação Comercial e Industrial de Alvorada - ACIAL, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí - ACIGRA, Secretaria Municipal de Governança e Gestão, Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Paróquia São Vicente de Paulo, Associação, assessoria da Deputada Any Ortiz, assessoria da Vereadora Jaqueline Ritter, assessoria do Vereador Alcides Gatini, Vereador Ibarú Rodrigues, Vereador Duda Keller, Vereador Valdir Mattos, Vereador Paulinho da Farmácia, Vereador Paulo Silveira, Vereador Tino e Vereador Deoclécio Mello. A cobertura de imprensa foi realizada pelo Diário de Cachoeirinha, Correio do Povo, TVE, Rádio Gaúcha, O Repórter e André Boeira.