Na tarde desta quarta, a Câmara de Cachoeirinha promoveu, dentro das atividades da Semana do Meio Ambiente, um bate papo com as recicladoras da Associação dos Classificadores dos Resíduos Recicláveis - ACRER. A associação está localizada no Distrito Industrial de Cachoeirinha e é responsável pela reciclagem dos resíduos que são recolhidos pelo caminhão da Coleta Seletiva. Andréia Ribeiro, Luciana Brasil e Chaiane Rosa apresentaram as dificuldades enfrentadas pelos recicladores, colocando a necessidade de ampliar o sistema de coleta seletiva, gerando assim mais renda às famílias que sobrevivem do trabalho junto ao galpão de reciclagem.
Marco Barbosa, presidente da Câmara, ressaltou o importante serviço prestado pela ACRER, sem deixar de lembrar que o Poder Público muito ainda tem que investir em educação para a sustentabilidade. "Temos certeza que, apesar do sistema de coleta seletiva abranger 80% da cidade, temos que aprimorar esse serviço, podendo assim gerar mais renda às famílias da associação, bem como buscar melhores condições de trabalho àqueles que lá estão", afirmou Marco.
Os resíduos recolhidos na Câmara de Cachoeirinha serão encaminhados à ACRER, a partir da instalação das lixeiras seletiva em todas as salas. A Câmara produz cerca de 90% de resíduos recicláveis, como papel e plástico. Participaram do bate papo estagiários e funcionários da Câmara. Vereador Ibarú Rodrigues também contribuiu com as reflexões.