Cachoeirinha assina convênio para delegacia de vulneráveis

A primeira delegacia especializada no atendimento a grupos vulneráveis do Rio Grande do Sul será instalada em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. A assinatura do convênio que viabiliza a operação da estrutura ocorreu nesta terça-feira (22), na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre.
Além do convênio para a delegacia especializada, a SSP e a prefeitura de Cachoeirinha oficializaram o repasse anual de R$ 150 mil para a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC). A parceria também prevê investimentos locais de R$ 32,5 mil no Programa Estadual de Resistência às Drogas (PROERD), cedência de estagiários, locação de equipamentos de escritório e verbas de pronto pagamento para despesas emergenciais das unidades órgãos da Segurança Pública existentes no município.
Para o secretário Cezar Schirmer, a atitude demonstra o empenho do prefeito Miki Breier e sua equipe na promoção da segurança e da melhoria da prestação de serviços. “Todos poderíamos sentar e esperar o cenário de crise passar. No entanto, ainda existem gestores que usam a criatividade na busca de alternativas que permitam a tomada das medidas necessárias para reversão do atual quadro de violência e criminalidade”, destacou.
Cachoeirinha foi uma das primeiras cidades a aderir ao Sistema Integrado de Segurança Pública com os Municípios (SIM/RS). A prefeitura local possui secretaria de Segurança e Mobilidade, guarda municipal, agentes de trânsito e, recentemente, deu início Operação Balada Segura. "Apresentamos ao Estado os esforços que estamos fazendo para melhorar na área da segurança. A prefeitura está atuando articulada com a comunidade, Câmara de Vereadores, BM e PC. Temos trabalhado muito para enfrentar o momento que é de poucos recursos", frisou o prefeito.
Miki Breier apresentou os dados positivos de integração das forças policiais, buscando reduzir os índices de violência no município. "Houve uma redução considerável nos índices que medem os casos de roubo e furto de veículos, assim como os roubos e furtos em geral. Esse trabalho de parceria tem trazido frutos para a cidade. Os 21 novos policiais da Brigada Militar foram muito bem acolhidos pela comunidade", lembrou o prefeito.
Marco Barbosa ressaltou o esforço da cidade, em parceria com o Consepro, Secretaria de Segurança, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, buscando construir o novo alojamento para acolher os brigadianos. Também lembrou a necessidade de aporte de recursos humanos para a Delegacia de Vulneráveis, havendo a preocupação com a falta de efetivo da Polícia Civil podendo ser suprida através da nova turma que está em formação.

Fonte: Claiton Borges/SSP
Foto: Rodrigo Ziebell/SSP