Presidente realiza balanço do primeiro semestre do Poder Legislativo

A imprensa da região foi recebida na tarde desta quinta (24/08), na Câmara Municipal de Cachoeirinha, para participar de coletiva com a apresentação dos dados de redução de custos e ações realizadas neste primeiro semestre. Marco Barbosa, presidente do Poder Legislativo, conduziu o encontro que também contou com a presença do Observatório Social de Cachoeirinha.
Desde o início do ano, estão sendo medidos 12 ítens de custos, representando quase 90% dos recursos gastos pela Câmara. Destes ítens listados, 10 tiveram redução considerável de custos, em comparação com o mesmo período em 2016. Entre eles estão incluídos os custos com energia elétrica, telefone, transporte, sonorização e manutenção de bens imóveis. Destaca-se a redução de gastos com passagens aéreas, chegando a uma economia de 42,27%. Também houve economia nas diárias, que chega a uma redução de 54,55%, em comparação ao ano passado.
No item folha de pagamento, houve redução nos custos com a alteração da lei dos estágio, reduzindo de 44 para 25 estagiários. A opção por não reajustar o salário dos vereadores e dos Cargos em Comissão manteve a folha sem acréscimos, sendo o item referente à folha de pagamento dos CCs com diminuição de 3,98%.
Marco Barbosa também destacou as ações realizadas no Parlamento, buscando tornar a Casa mais sustentável, através da instalação de um programa de coleta seletiva e consumo consciente de água e energia elétrica. Já está em andamento a projeção de um novo telhado sustentável para a Câmara, que realize a coleta e reutilização da água da chuva, assim como a captação de energia solar. Esses investimentos tornarão a Câmara referência em sustentabilidade na cidade, gerando uma economia ao longo dos próximos anos.
O presidente também destacou a modernização da Sala das Comissões, dando mais transparência aos atos do poder público, assim como a implementação da transmissão ao vivo da Sessão pelas redes sociais. Marco também ressaltou a presença do Poder Legislativo nas redes sociais, assim como a implementação do novo site da Câmara, trazendo mais interatividade com o cidadão. "Nossa página no facebook teve um salto de acessos, passando de uma média de 30 para 600 acessos, neste mesmo período, entre 2016 e 2017. Isso mostra que estamos mais próximos da comunidade", ressaltou Marco.